
CERESTE leva debate à EEP
Seminário debateu segurança em projetos de caldeira e vasos de pressão
Por Nilma de Oliveira Moratori em 28/05/2019
EEP/Fumep- Escola de Engenharia de Piracicaba sediou o seminário realizado no último dia 21 de maio pelo CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba) para debater aspectos vinculados à segurança em projetos de caldeira e vasos de pressão.
O evento contou com apoio do Ministério Público do Trabalho de Campinas, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo e da Arcelor Mittal e teve como proposta aprofundar o debate com os profissionais das empresas, órgãos de fiscalização e centros educacionais para informar os futuros profissionais sobre o risco desta classe de equipamentos, considerando-se os graves acidentes com explosão registrados ano passado na região.
“São falhas que podem ser corrigidas, evitando os sérios danos a pessoas e empresas”, disse o engenheiro de segurança do trabalho no CEREST, Eduardo Buoso, que também é professor na EEP. Ele disse que o CEREST dispõe de um Sistema de Vigilância dos Acidentes de Trabalho (SIVAT) que registra os acidentes no Município e região com a principal função de intervir nos ambientes e processos de trabalho para prevenir novas ocorrências.
“Para isso, promovemos também atividades educativas, de pesquisa e intervenção, palestras e educação permanente em saúde do trabalhador por meio de ações envolvendo os sindicatos de trabalhadores, empresas, universidades e centros de capacitação”, explicou.
Categorias: Fatos