
“Gamificação” foi tema de palestra na EEP
Alusivo aos 50 anos da Escola, Encontro desvendou a aplicação da mecânica dos jogos virtuais nos negócios, saúde, educação e vida social
Por Nilma de Oliveira Moratori em 28/03/2019
Engana-se quem pensa que o mundo dos games (jogos) está voltado apenas para o entretenimento. Apesar de ainda pouco explorado no Brasil, o processo de “gamificação” é amplo e está cada vez mais vinculado ao universo empresarial, proporcionando a criação dos jogos de negócios que, na prática, permite aplicar a mecânica dos jogos virtuais em diversas áreas, como negócios, saúde, educação e vida social.
Para debater este tema no ano em que comemora o seu cinquentenário, a EEP-Escola de Engenharia de Piracicaba sediou em 27 de março, o 3º Encontro Atepi de Tecnologia da Informação e Comunicação – EATIC, numa realização conjunta com a ATEPI- Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região.
Na programação, palestrantes de peso compartilharam novidades deste mundo tecnológico, proporcionando novos horizontes para o empreendedor do futuro. “Precisamos colocar o aluno em contato com as novidades na área da tecnologia da informação e comunicação e instigá-los a vislumbrar essa nova visão empresarial, que gera negócios e oportunidades ampliando a busca por soluções através da interatividade virtual”, disse o Engº (e ex-aluno EEP) Vitor Pires Vencovsky, presidente da ATEPI.
Segundo ele, tem sido cada vez mais recorrente a utilização de games e da realidade aumentada por empresas que se valem destas ferramentas para executar, por exemplo, cursos online e à distância, treinar equipes antes de ir a campo, simular procedimentos cirúrgicos, “viajar” pelo corpo humano ou “ir” à Marte.
Estiveram à frente das palestras expondo suas experiências o médico cardiologista infantil Marco Aurélio Carvalho, chief medical information officer do hospital e cooperativa UNIMED de Piracicaba, que falou sobre “Gamificação em Saúde: Uma pequena amostra em um horizonte infinito”; e Marcel Leal, fundador da Opusphere, startup especializada em gamificação corporativa, para quem “Gamificação é sobre pessoas”.
O encontro contou também com palestra do engenheiro Maximiliano Selmi Marques, que apontou “4 milhões de razões para empreender no mercado de jogos”. Co-fundador do primeiro site de leilão virtual do Brasil, o Arremate.com, e gerente do maior site de conteúdo futebolístico do país, o Netgol.com, ele é sócio-diretor da desenvolvedora de jogos iMAX Games Entretenimento, com mais de 80 projetos desenvolvidos e 4 milhões de downloads nas plataformas iOS e Android, estando à frente também da Muve Digital, especializada em aplicativos e soluções tecnológicas para educação e treinamento.
Segundo o diretor acadêmico da EEP-Escola de Engenharia de Piracicaba, José Carlos Chitolina, a proposta deste tipo de Encontro é provocar os jovens que adoram games para que eles não sejam apenas usuários, mas também desenvolvedores desses softwares. “A gamificação é uma tendência; porém o assunto ainda é pouco propagado e de difícil acesso do público”, disse Chitolina. Para ele, a parceria com a ATEPI é rica por permitir o compartilhamento de informações capazes de promover mudanças nas pessoas, nas empresas e na sociedade. “Esse é o nosso papel de educador”, concluiu.
Categorias: Fatos