
Homenagem especial às mulheres da EEP
Por Profa. Dra. Maria Helena Santini Campos Tavares em 15/03/2019
Vivenciamos nestes últimos 50 anos, transformações inimagináveis em diferentes áreas, mas a desigualdade entre homens e mulheres continua sendo uma triste realidade.
No Brasil, mesmo que as mulheres tenham os mesmos direitos legais que os homens, questões sociais e culturais ainda funcionam como um grande limitador do que é bem visto nas ações de uma mulher.
Não podemos negar, entretanto, que algumas mulheres, “guerreiras”, aceitaram desbravar novas perspectivas e lutam até hoje, contra toda a maré.
Esta realidade também está presente na história da Escola de Engenharia de Piracicaba, um ambiente predominantemente masculino, onde a presença destas “guerreira” têm lapidado a identidade da nossa EEP.
Refiro-me às gestoras, professoras, funcionárias e alunas, que além das competências técnicas e intelectuais, representam a sensibilidade, o carinho, os cuidados com os detalhes, o capricho… na percepção, construção e transformação do nosso Projeto Institucional.
À essas mulheres guerreiras, que fizeram a diferença na história da EEP, todo nosso respeito, reconhecimento, gratidão e carinho!
Para receber a homenagem, esteve presente a Professora Doutora Ana Elisa Sirito de Vives, que se distingue por ter sido a única mulher a exercer o cargo de Diretora Acadêmica, nesta trajetória de 50 anos.
Categorias: Palavras